Imagem
WURI
08 Fev 2022
UA seleciona projeto ‘Augmented Humanity’ para o ranking WURI

O projeto Augmented Humanity - Augmanity foi selecionado como projeto referencial para a avaliação da Universidade de Aveiro (UA) no prestigiado ranking The World’s Universities with Real Impact (WURI), na categoria Industrial Applications. O Augmanity é um projeto mobilizador envolvendo 22 parceiros, sendo a UA o parceiro científico estratégico e a empresa Bosch Termotecnologia o promotor líder.

A equipa do The World’s Universities with Real Impact (WURI) está a recolher informações para a edição de 2022. O WURI tem como objetivo avaliar o impacto dos projetos inovadores de instituições de ensino superior nas áreas do ensino e investigação de diferentes categorias.

Artur Silva Vice-Reitor para a investigação e inovação afirma que “são projetos como o Augmanity que mostram a elevada qualidade da investigação feita na UA e que é colocada ao serviço do desenvolvimento e inovação das indústrias e da região”.

O projeto Augmanity visa dinamizar as capacidades e competências científicas e tecnológicas, com elevado conteúdo tecnológico e de inovação e com significativos impactos a nível multissectorial e regional, através de formas efetivas de parceria e cooperação entre as empresas e as entidades do sistema de investigação e inovação.

Com um investimento em I&D de 8,2 Milhões de Euros, o projeto desenvolve-se no domínio da indústria 4.0, mas diferencia-se da maioria dos projetos i4.0 por colocar o fator humano no centro de todos os desenvolvimentos científicos, tecnológicos e inovações que estão a ser implementadas pelos 22 parceiros do projeto. Soluções ao nível da robótica colaborativa, ergonomia industrial, ciência de dados, 5G/IIoT e conetividade, visão artificial ou novas competências para trabalhadores em ambiente i4.0 são exemplos de inovações de produtos, processos ou serviços que estão em desenvolvimento.

Com uma duração de três anos, o Augmanity iniciou-se em 2020 e é cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e pelo Programa Operacional Regional de Lisboa do PORTUGAL 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.