A proposta para o uso de Realidade Aumentada (RA) de forma pervasiva para apoiar a monitorização de dados em tempo real e detetar problemas associados com uma linha de montagem industrial, ganhou distinção no workshop da IEEE Conference on Virtual Reality, IEEE VR 2023. A IEEE é a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em beneficio da humanidade.
O prémio de melhor ‘short paper’ foi atribuído durante a realização do International Workshop on eXtended Reality for Industrial and Occupational Supports (XRIOS), no âmbito da IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces Abstracts and Workshops (VRW), IEEE VR*.* O workshop promove oportunidades de investigação associadas com Realidade Estendida (XR), fatores humanos e ergonomia, em particular durante tarefas industriais e ocupacionais.
Este trabalho tem sido desenvolvido em contexto multidisciplinar por investigadores da Universidade de Aveiro (UA,) do grupo VAR Lab, do Instituto de Engenharia Electrónica e Informática de Aveiro (IEETA) e do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), em colaboração com os parceiros industriais (Bosch Termotecnologia, S.A) no âmbito do Projeto ‘Augmented Humanity’. A metodologia desenvolvida é centrada nos utilizadores e permite identificar as dificuldades, necessidades e desafios de utilizadores alvo, assim como definir requisitos para guiar o desenvolvimento da ferramenta de RA associada. Os testes em contexto industrial realçaram a importância e o valor acrescentado do uso desta tecnologia neste contexto industrial.
O paper foi escrito por Rafael Maio, Bernardo Marques, André Santos, Pedro Ramalho, Duarte Almeida, Paulo Dias e Beatriz Sousa Santos e intitula-se “Real-Time Data Monitoring of an Industry 4.0 Assembly Line using Pervasive Augmented Reality: First Impressions”.
Legenda da fotografia, da esquerda para a direita: Bernardo Marques, Rafael Maio, Paulo Dias, (IEETA, DETI, LASI, UA), André Santos, Pedro Ramalho, Duarte Almeida (Bosch Termotecnologia S.A.).