Imagem
COMPETE2020 v2
15 Fev 2023
O Testemunho de Nelson Ferreira, responsável do projeto Augmanity:

“O projeto Augmanity, uma parceria em copromoção, com mais de 20 parceiros, liderado pela Bosch Termotecnologia e contando com a Universidade de Aveiro enquanto líder científico, encontra-se na reta final de execução.

Ao longo destes dois anos e meio, estiveram envolvidos mais de 200 colaboradores, quer das empresas, quer das universidades, ENESIIS e cluster envolvidos, todos inteiramente dedicados a desenvolver tecnologias relevantes para as “Fábricas do Futuro”.

Esta parceria de inovação em particular envolveu um investimento de cerca de 8 milhões de euros – cofinanciado pelo FEDER através do Portugal 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do LISBOA 2020 –, com o objetivo de gerar novos conhecimentos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento de soluções em processos industriais. Falamos de novos processos, novos produtos, tecnologias emergentes e sistemas de comunicação, informação e de apoio à decisão para a execução e gestão das operações do dia a dia na indústria. O que diferencia o Augmanity da generalidade dos projetos na área da indústria 4.0, é que colocámos o potencial e fator humano no centro dos desenvolvimentos de todas as soluções tecnológicas, que vão desde a robótica colaborativa, conectividade, realidade aumentada até à ciência de dados aplicada à indústria.

O balanço é extremamente positivo, contando já com resultados que correspondem ao planeado. Estes projetos em copromoção são fundamentais para o aumento da competitividade da indústria, pela visibilidade e bons exemplos partilhados, possibilitando simultaneamente desafios concretos e muito relevantes em termos científicos.

É nesta parceria conjunta entre indústria e academia que criamos fundações sólidas que permitem o desenvolvimento de soluções verdadeiramente diferenciadoras e que permitem contribuir para a evolução da nossa capacidade e competitividade enquanto país.

A “Fábrica do Futuro” é uma fábrica conectada e focada no colaborador.

Com o projeto “Augmanity” pretende-se responder aos desafios da competitividade da empresa pelo aumento dos níveis de produtividade, eficiência, flexibilidade. O projeto tem vindo a gerar novos conhecimentos científicos e tecnológicos, traduzidos num conjunto de processos alinhados com a estratégia da Bosch de indústria conectada, permitindo que a industrialização e produção sejam capazes de se adaptarem rapidamente às novas exigências do mercado, criando condições para assegurar a atratividade dos postos de trabalho e a sua sustentabilidade para o futuro.”

 

Mais informação na Newsletter N.º 385 (COMPETE2020) | Tecnologia Digital https://lnkd.in/g4-wawy7